O sucesso da sua empresa pode começar por meio do conhecimento e de todos os recursos que um analista de help desk especializado poderá dispor na rotina diária de trabalho e todos os pontos aqui citados são primordiais para que isso seja possível.

Analista de Help Desk

Analista de Help Desk

Você sabe o que faz um analista de help desk?

Pois saiba que esses especialista também são muito conhecidos  com importantes especialistas de suporte, sendo responsáveis em fornecer um suporte técnico para empresas ou pessoas com relação a sistemas de computador.

Para uma grande parcela de estudantes da área de tecnologia, o help desk é o passo numero um para que se possa atuar na carreira de T.I. Em muitos casos ele também é encarado como um estágio que contribui para que se alcance futuramente vagas mais especializadas.

publicidade:

No Brasil, geralmente, não há a necessidade de se possuir uma graduação total, mas o profissional precisa considerar uma série de conhecimento acerca do mercado de informática.

O que se espera de um analista de help desk

A grande expectativa com relação a esse profissional, tratando-se nesse caso do nível 1 (ou atendente de help desk) é que ele tenha um amplo conhecimento, ou seja, que consiga saber um pouco sobre cada tipo de ferramenta ou até mesmo aplicativos usados na sua empresa de atuação.

Esse critério é determinante para que ao se realizar o primeiro contato com o cliente ela consiga estabelecer de forma tranquila as soluções básicas do problema exposto.

Isso também envolve a captação de todas as informações que sejam necessárias para que posteriormente o suporte de nível dois possa dar continuidade ao processo de atendimento.

Quais os deveres de um analista de help desk?

Esses profissionais são contratados para atuarem em empresas que sejam prestadoras de serviços, diretamente para fabricantes ou simplesmente de apoio técnico.

Uma grande parcela de sua atuação diária envolve, de maneira geral, atender chamadas telefônicas ou responder mensagens de e-mail que tenham sido enviadas por clientes que estejam enfrentando algum tipo de problema técnico em seus computadores ou dispositivos.

A primeira ação que deve ser tratada no atendimento ao cliente refere-se a saber determinar qual é o problema. Feito isso, o profissional precisa realizar questionamentos para que sejam colhidos todos os dados necessários para seguir para o passo de diagnóstico do problema.

setor de serviços Help desk

Setor de serviços Help desk

Isso exige uma capacidade  de ler e também compreender manuais que sejam mais complexos, saber interpretar as terminologias de caráter especifico e por fim detalhar de maneira mais simplificada todos esses dados ao cliente.

Ele também tem como dever documentar todas as interações que sejam realizadas com o cliente, elaborando um registro e também fornecendo para os demais profissionais que possam acabar se deparando com atendimentos semelhantes no futuro.

Os grupos de profissionais de suporte help desk trabalham em um sistema organizado por escala, onde o suporte de nível um deve atuar no atendimento inicial e também administra os casos considerados mais simples. Já o suporte de nível dois deve lidar com questões que sejam consideradas mais avançadas.

Existe também a possibilidade de atuar em diagnósticos no local ou até mesmo na instalação de um novo software e hardware. Alguns cliente também podem necessitar contatar algum fornecedor para encomendar peças para suas máquinas.

publicidade:

Qual o salário de um Analista de Help Desk?

Segundo o site http://exame.abril.com.br/um Analista de Suporte Técnico em Informática – Help Desk Pleno ganha em média R$ 1.798,23.

Entenda quais são as qualidades necessárias para esse profissional

O analista de help desk precisa ter uma grande facilidade em solucionar problemas e essa qualidade é um dos principais diferenciais que ele pode ter para ter ótimas oportunidades de trabalho.

Porém, vale destacar que essa facilidade deve estar atrelada também aos investimentos de desenvolvimento proporcionados pela empresa.

Saber questionar no momento certo pode também ser um outro grande diferencial. Pode até mesmo parecer algo muito básico, mas muitas pessoas tem dificuldades em realizar perguntas que sejam pertinentes a resolução de uma determinada questão.

Questões de comunicação, tom de voz, controle das emoções, vocabulário versátil, entre outros são atributos importantes para o bom desenvolvimento do profissional diariamente.

Outro ponto que merece destaque é o auto-controle diante de situações de maior pressão. Geralmente alguns problemas precisam ser sanados em um curto prazo de tempo, e para tanto é preciso que se consiga cumprir todos os requisitos de maneira ágil, sem que se perca o foco na qualidade da entrega.

Mas uma das qualidades mais cobradas por esses analistas refere-se às habilidades interpessoais, ou seja, ter habilidade para tratar com os clientes que em muitos casos podem estar desesperados, irritados, aborrecidos, indignados, entre outros. Diante desse tipo de situação é importante que o profissional procure manter a serenidade e empatia para desenvolver um relacionamento de confiança.

O mercado está cada vez mais crescendo na área de Help Desk, e isso tem proporcionado uma grande procura por esses profissionais especializados, o que os torna ainda mais valorizados e requisitados no mercado de trabalho.