Tudo o que se faz precisa de gerenciamento. Cuidar para que as coisas sejam organizadas e aconteçam conforme necessário, e as funções cumpram o seu papel, é função de um gerente. E é dessa mesma maneira que funciona do GLPI Helpdesk.

O software é um suporte open source responsável por gerenciar e coordenar incidentes, requisições, inventários e projetos.

Basicamente, funciona da seguinte maneira:

publicidade:

Para que o sistema de uma empresa funcione perfeitamente, é necessário que haja um equilíbrio entre três questões: software, hardware e usuário.

Através dessa harmonia, é possível criar que as pessoas trabalhem e que aquele núcleo atue conforme o esperado. No entanto, quando ocorre um problema em um dos três pontos, o trabalho e o desempenho de todos são comprometidos.

O GLPI Helpdesk é responsável por manter esse equilíbrio, coordenando para que tudo saia perfeitamente bem, e software, hardware e usuário não sofram interrupções devido a falhas e problemas.

Abaixo, vamos falar mais a respeito de GLPI HelpDesk, e porque ele é tão útil no funcionamento de um sistema.

 

Vantagens do GLPI HelpDesk

 

O GLPI Helpdesk é um serviço mantido por uma empresa francesa de nome TECLIB’. A sigla que dá nome significa Gestionnaire libre de parc informatique.

No Brasil, o serviço é representando pela ServiceDesk Brasil. Esse serviço tem sido cada vez mais procurado e mais adotado para auxiliar no gerenciamento e inventário de TI.

Embora essa seja sua principal função, o GLPI Helpdesk é extremamente flexível, e atende a diversas demandas no universo da tecnologia da informação.

Uma das maiores vantagens do GLPI em comparação a outros sistemas de gerenciamento é que ele possui uma interface muito simples e autoexplicativa.

É possível rapidamente ter diferentes informações sobre o que precisa, para identificar o problema e resolvê-lo imediatamente. A ideia de possuir um software como esse é, principalmente identificar e remediar problemas antes mesmo de eles interferirem no funcionamento.

Por exemplo, o GLPI Helpdesk identifica imediatamente quando alguma licença teve seu prazo expirado e precisa ser renovada. Ele também identifica quaisquer problemas na nuvem, que possam comprometer o arquivamento.

Outro ponto muito forte desse software é que ele é instalado inteiramente via web. Não há necessidade de utilizar um CD de instalação, não há necessidade de pagar fortunas ou apelar para crack.

Atualmente, a solução GLPI é utilizada por diferentes empresas, de diversos ramos e portes variados. Empresas píblicas e privadas apostam nessa tecnologia como maneira de gerenciar e coordenar o funcionamento de seu sistema.

 

GLPI e a tecnologia open source

 

Open source é o termo que significa Código Aberto. OS softwares de código aberto são altamente adaptáveis para diferentes situações.

O GLPI Helpdesk é um desses programas que usam o sistema de código aberto.  Os softwares dessa origem são disponibilizados por seus desenvolvedores de forma gratuita via web.

Assim, muito mais pessoas tem acesso e conseguem utilizar as facilidades oferecidas pelo sistema. A licença completamente gratuita é uma das grandes vantagens do GLPI Helpdesk, e faz parte da ideia de open source.

Os softwares distribuídos como open source possuem código aberto inteligível a qualquer programador. Todo mundo pode ter acesso a esse código, e se não estiver completamente liberado, o desenvolvedor deve fornecer os caminhos para ter acesso a essa informação.

Esse tipo de programa também permite que modificações sejam realizadas e posteriormente distribuídas junto com a licença original. Ou seja, a licença deve conter termos que permitem a distribuição de códigos fontes modificados.

O que pode acontecer, no entanto é que o desenvolvedor exija na licença original que a versão de códigos modificada tenha um nome ou número diferente, para se distinguir do programa original.

publicidade:

Embora muita gente considere que é função do analista de TI apenas corrigir qualquer problema de acesso a e-mail ou algum pane em hardware, é também de responsabilidade desse profissional manter o sistema em plena harmonia.

Fazer isso sem ajuda nenhuma, no entanto, seria uma missão impossível, pois os computadores possuem sistemas tão complexos quanto o corpo humano.

Para isso, ferramentas como o GLPI Helpdesk auxiliam na manutenção desse sistema em várias vertentes.

A anulação de uma licença, por exemplo, pode comprometer completamente todo o funcionamento do sistema e, automaticamente, comprometer o trabalho de várias pessoas.

Com um inventário atualizado, o sistema GLPI Helpdesk consegue escanear completamente o sistema e identificar quais são os pontos fragilizados, e quais atualizações são necessárias para que o sistema volte a atuar de forma 100% eficaz.

Hoje em dia não fazemos praticamente nada sem um sistema. Os bancos de dados são os maiores e mais completos meios de armazenamento de uma empresa e um pequeno problema nesse núcleo geraria um verdadeiro caos.

Ter programas que ajudem sua equipe de TI a manter o sistema em pleno funcionamento é uma opção inteligente e pode ser determinante para que as coisas continuem a fluir.

O GLPI Helpdesk é um sistema inteligente e de grande utilidade, e aliado a uma equipe preparada conseguirá manter a harmonia e o funcionamento de seu sistema.